© 2017 Instituto Reluzir | Irinéia Meira - Coach Terapeuta - Create by Rafael Galvão

  • Facebook

Constelação Familiar

19 Jan 2018

 

O que é?

 

Constelação Familiar é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos. O resultado desses experimentos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo que se baseia em um conjunto de “leis” naturais que regem o equilíbrio dos sistemas que o próprio Bert chama de “Ordens do Amor”.

 

Como Funciona?

 

De forma prática e vivencial, dissolve antigos padrões (conflitos e doenças que se repetem) familiares que de alguma forma impedem o livre fluxo de amor entre os membros da família.

Ela atua de forma direta nas questões do sistema familiar, abrindo espaço para uma nova compreensão e cura desses padrões. A solução torna-se possível quando a ordem básica sistêmica é restabelecida, os familiares excluídos voltam a ser respeitados e aceitamos a nossa herança familiar.

O trabalho é feito em grupo com o objetivo de descobrir de que forma ainda estamos funcionando dentro e fora desses emaranhados sistêmicos e os papéis que exercemos inconscientemente na nossa família.

No processo da Constelação utilizamos os membros do grupo como representantes, posicionados espacialmente em relação à questão trazida por um dos participantes. Ao “constelar” a sua imagem interna, esse participante faz emergir um campo de ressonância que permite ver o que é de fato significativo e essencial, ou seja, o fator impedidor, do fluir da ordem e do amor.

O psicoterapeuta alemão Bert Hellinger desenvolveu um excelente instrumento para a cura das relações familiares: a Constelação Familiar.

Vivendo dezesseis anos na África esteve em contato com os Zulus e aprendeu com estes nativos a importância em honrar e reverenciar os ancestrais.

Nesta abordagem sistêmica-fenomenológica, o filósofo e psicanalista alemão descobre, como ele mesmo denomina, as: “Ordens do Amor”, e a natureza da “Culpa e da Inocência”, com isso revelando os motivos ocultos das repetições de destinos nas famílias e de problemas que se repetem em nossa vida – e principalmente – como solucionar isso.

Neste trabalho compreendemos que muitas de nossas dificuldades e problemas, tiveram suas raízes em eventos que aconteceram no passado de membros da família que muitas vezes nem mesmo conhecemos.

Observamos entre os familiares padrões de comportamento repetitivos de geração a geração, muitas vezes inconscientes. Apesar do amor que existe entre os membros da família, as pessoas se sentem infelizes, frustradas e podem até adoecer.

Podemos dissolver estes emaranhados, detectando:

  • Traumas

  • Comportamentos destrutivos

  • Relações amorosas frustradas

  • Membros da família excluídos do sistema

  • Perdas e segredos familiares

Segundo Bert Hellinger, psicoterapeuta alemão e criador da Constelação Familiar, mais de 50% dos nossos problemas são de origem sistêmica, ou seja, são originados e perpetuados dentro das nossas famílias.

 

A quem se destina?

 

Este trabalho destina-se a todas as pessoas que desejam trabalhar suas relações familiares e amorosas, assim como problemas de saúde, comportamentos destrutivos, perdas e / ou luto, dificuldades financeiras, acidentes graves, envolvimento com drogas, entre outras questões. Além de problemas pessoais e familiares (de relacionamento), também é possível constelar problemas empresarias (de organizações)

 

Como se realiza?

 

A Constelação Familiar é realizada em grupo ou individual, sendo uma vivência profundamente tocante.

Esta técnica vem encantando o mundo por encontrar soluções inovadoras e simples de problemas nas relações familiares e amorosas, problemas de saúde, comportamentos destrutivos, perdas e/ou lutos, conflitos empresariais e dificuldades financeiras persistentes.

A pessoa que constela, que traz a questão a ser trabalhada, escolhe dentre os participantes do grupo os representantes de sua família ou empresa, para junto com o terapeuta/constelador, encontrarem a solução que restabelece as ordens do amor no sistema.

Talvez o mais importante desse trabalho é que todos ganham. Todos que trabalham uma “questão”, os que são representantes, os que assistem, e aquele que de fato constela acabam trabalhando sua ancestralidade e por isso todos do grupo se beneficiam da experiência.

 

 

Sobre Bert Hellinger

 

Bert Hellinger, nascido em 1925, estudou Filosofia, Teologia e Pedagogia. Ele trabalhou 16 anos como membro de uma ordem de missionários católicos com os Zulus na África. Depois ele virou psicanalista e desenvolveu-se em dinâmica de grupos, terapia primal e vários processos. Hoje em dia seu trabalho tem chamado a atenção do mundo inteiro em vários setores. Por exemplo, na psicoterapia, no trabalho de consultoria de organizações e empresas, na educação e na orientação de vida, da alma e no sentido da vida. Seu trabalho está documentado em vários livros, vídeos, CDs e também DVDs. E estão disponíveis a você, se houver interesse. http://www.institutohellinger.com.br/

 

“O amor num nível mais elevado exige que nós transformemos o amor cego que cria e perpetua o sofrimento, num amor que cura.” (Bert Hellinger)

 

Irinéia Meira – Consteladora: Formada no método de trabalho sistêmico-fenomenológico segundo Bert Hellinger. Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Prevenção e Intervenção Psicológica Em Contextos Educacionais, Gestão Escolar e Especialista em Programação Neurolinguistica. Coach Com formação em Professional & Self Coaching pelo (IBC) Instituto Brasileiro de Coaching .

 

 

 

 

 

 

Entre em contato para marcar uma sessão, sanar dúvidas e/ou obter outras informações.

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Formação para CONSTELADORES SISTÊMICOS Uberlândia - MG

1/3
Please reload

Posts Recentes

April 20, 2019

July 12, 2018

Please reload