top of page
  • Foto do escritor.

O que é a Pedagogia Sistêmica /Educação Sistêmica?

Atualizado: 28 de out. de 2020


Como ela pode ajudar:

O trabalho, ora denominado “Pedagogia Sistêmica”, originou-se a partir dos trabalhos do filósofo e professor alemão Bert Hellinger. Sua carreira como missionário católico na África do Sul durante quase 20 anos, lecionando em escolas para os zulus, durante o regime do apartheid colocaram-no em uma perspectiva ímpar para identificar questões de conflito e consciência.

Seu desenvolvimento pessoal o levou a estudar e praticar uma vasta gama de abordagens psicoterapêuticas, a saber: psicanálise, análise transacional, hipnoterapia Ericsksoniana, terapia primal, Gestalt, esculturas familiares, análise de histórias, etc. Seus trabalhos o levaram a descobrir a natureza da consciência pessoal e certas leis inconscientes que ditam o comportamento humano em grupos familiares e sociais, as quais denominaram “ordens do amor”.

Mais tarde, diversos professores e pedagogos iniciaram a aplicação do método na área educacional, sendo a contribuição mais relevante feita inicialmente por Mariane Franke-Gricksh a qual escreveu um livro denominado “Você é um de nós” (publicado no Brasil pela Editora Atman). Depois disso a abordagem se difundiu pelos países México e a Espanha.

"... tornou-se claro que o professor perde força ao olhar apenas para o problema. Por outro lado, quando olha para o aluno, enxerga seus pais por trás dele e respeita a sua história familiar, bem como as condições sob as quais a criança cresceu, está em sintonia com o destino da criança e de sua família. Ao mesmo tempo, é capaz de sentir seus próprios pais atrás de si e respeitá-los. Dessa forma, também está conectado à sua força. Assim, o professor se mantém em sua própria tarefa e obtém a confiança necessária dos pais. Apenas dessa maneira se torna possível para ele ensinar os alunos. Ele deixa o aluno e seus pais com sua dignidade e assume sua própria dignidade em um lugar adequado como professor." (Bert Hellinger)

A Educação Sistêmica não é na verdade uma metodologia em si. Ela mostra como muitas das intervenções desenhadas para solucionar problemas na relação escola-aluno-família falham devido ao desconhecimento das leis inconscientes que governam o grupo familiar. Mostra ainda como é possível, através do conhecimento dessas leis, atuar de forma simples e marcante, atingindo os objetivos propostos. Nesse sentido, a abordagem não exclui nenhuma metodologia já existente e aproveita todas as formações e conhecimentos pregressos do corpo docente e dirigente da escola. Apenas, através do referencial novo propiciado pela abordagem podemos re-enquadrar as intervenções dentro de um referencial mais efetivo.

A Pedagogia Sistémica promove a aprendizagem dos alunos mediante o trabalho conjunto com os pais de família, para educar de maneira conjunta escola e família. A Educação Sistémica contribui em vários níveis:

- Na escola como organização: favorece a cooperação entre supervisores, diretores, consultores, professores, alunos e famílias. - Na escola como entidade educadora: enriquece as atividades de aprendizagem. Quando os conteúdos educacionais introduzem elementos familiares e sistêmicos, aprende-se mais facilmente. - Na escola como âmbito democrático de convivência: potencia a inclusão, a resolução de conflitos e a participação na comunidade. - Na escola como melhoria contínua e aperfeiçoamento dos professores. - Na escola e na família como fator de mudança na postura de profissionais na área do ensino, pais e alunos, a partir da aplicação das Leis Sistémicas Básicas. Tem sido utilizada hoje como um dos principais instrumentos de apoio à aprendizagem e administração de escolas na Europa e México. - Nos órgãos públicos de atendimento à criança e ao adolescente auxiliando na reintegração dos mesmos na família, na escola e na sociedade. Fundamentos conceituais da Pedagogia Sistêmica.

a) Constelações familiares b) Fenomenologia c) Teoria de Sistemas d) Terapia familiar sistémica Problemas que soluciona

a) baixo rendimento escolar b) falta de atenção na aula c) disciplina na sala de aula d) comunicação com o docente e) integração familiar f) formação axiológica g) estruturação da jornada escolar h) integração do grupo i) formação docente j) outros


1.711 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page