top of page
  • Foto do escritor.

História e Vida de Bert Hellinger



De família católica, nascido em Leimen, Alemanha, em 18 de dezembro de 1925, Anton “Suitbert” Hellinger é conhecido mundialmente como Bert Hellinger (SCHUBERT,  2011).

 

Desde os 05 anos, já manifestava seu interesse em ingressar como sacerdote no Clero, então, aos 10 anos passou a ser seminarista. Nesse período, morava na Itália, em Cologne (HELLINGER; HÖVEL, 2006).

 

Após sete anos, alistou-se no exército alemão, durante a Segunda Guerra, vivenciando e combatendo juntamente com os nazistas no front, momento em que foi capturado e mantido preso em um campo de guerra dos Aliados, na Bélgica, até que conseguiu escarpar (HELLINGER et al, 2008).

 

Após o fim da Grande Guerra, já com seus 20 anos, Bert retornou para a ordem católica. Em 1951, cursou Teologia, Filosofia e Pedagogia na Universidade de Würzburgo e tornou-se padre.

 

Logo após, foi destinado à África do Sul como missionário católico, onde continuou seus estudos, viveu e trabalhou durante 16 anos, tendo, inclusive, atuado como diretor de muitas escolas de nível superior. Nessa época, conheceu o povo e a cultura Zulu, da

qual ele absorveu a importância vital do respeito pelos anciãos (HELLINGER, 2010).

 

Foi também nesse período que Bert participou de uma formação inter racial e ecumênica sobre dinâmica de grupos, conduzida pelo Clero Anglicano. Nessa oportunidade, Hellinger pôde se conectar com uma forma de trabalhar com grupos que valorizava o diálogo, a fenomenologia e a experiência humana individual

(HELLINGER et al, 2008).

 

Já quase no início dos anos 70, após 25 anos dedicados ao Clero, retornou à Alemanha, deixando definitivamente a ordem religiosa, pois acreditava que, em uma nova função mais apropriada, buscaria com melhores ganhos seu crescimento interior

(HELLINGER et al, 2008).

 

Posteriormente, Bert concluiu seu curso de Psicanálise em Vienna. Nesse período, conheceu sua primeira esposa, a psicoterapeuta Herta. Ele dedicou-se à formação terapêutica diversificada, estudando os diversos métodos e teóricos citados no primeiro capítulo deste livro (HELLINGER et al, 2008).

 

Foram várias as escolas terapêuticas estudadas ao longo da jornada de Hellinger. Além das já citadas dinâmica de grupo, aprendida com os anglicanos, e a compreensão da necessidade fundamental de alinhamento dos seres humanos com as forças da natureza, advinda da convivência com os Zulus na África do Sul, Hellinger estudou a Terapia Primal e a Gestalt-terapia.

 

Interessou-se, ainda, por Análise Transacional, Lealdades Invisíveis, Pensamento Sistêmico, Hipnoterapia, Psicodrama e a Escultura Familiar. Tantos estudos e aprofundamentos dirigiam-se na busca de uma terapia que pudesse restaurar radicalmente a força e a dignidade de uma pessoa. Através da experimentação e da integração de todas as terapias com as quais Bert entrou em contato, em 1980, ele começou a sistematizar sua própria terapia familiar sistêmica, a qual denominou de “Familienaufstellen”, traduzida no Brasil com a terminologia de Constelação Familiar.

 

Hellinger se divorciou de Herta e casou-se com Marie Sophie, conhecida como Sophie Hellinger, também terapeuta. Em ambos os casamentos, ele não teve filhos.

 

Juntos, o casal dirigiu a Hellingersciencia, ministrando cursos, oficinas e seminários em vários países. Bert Hellinger é autor de mais de 80 livros, traduzidos em 30 idiomas. Seu trabalho está documentado em vídeos, CDs e, ainda, DVDs (SCIENCIA, 2018).

 

Aos 93 anos, em 19 de setembro de 2019, Bert Hellinger faleceu em sua casa na Alemanha, deixando para o mundo o legado de tantos anos de dedicação, estudo e trabalho com este método que nos traz um novo olhar para nossas relações, para o amor e para a vida.




Irinéia Meira – Terapeuta Sistêmica

______________________________________________

TREINAMENTO EM CONSTELAÇÃO SISTÊMICA


Atendimento: Online e Presencial. Individual, grupo.

▪ Família: casais, adolescentes e crianças

▪ Consultoria Sistêmica

▪ Palestrante

(34)99799-8562

Instagram: @irineiameira

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page