• .

Procurando reduzir o estresse e viver uma vida mais calma e focada?





A atenção plena é a maneira mais fácil de liberar o estresse e estar no momento presente.


Segundo o guru espiritual Osho, a mente é algo que nos é dado pela sociedade. É a nossa memória autobiográfica, identidade pessoal e educação cultural.


A mente é a parte que lhe foi dada. Não é seu. Mente significa emprestado, mente significa cultivada, mente significa aquilo que a sociedade penetrou em você. Não é você. Consciência é sua natureza, a mente é apenas a circunferência criada pela sociedade ao seu redor, a cultura, a sua educação….


“A mente é um fluxo como um rio, fluindo, mudando. A consciência é eterna, não é diferente de manhã e diferente à noite. Não é diferente quando você nasce e diferente quando você morre. É eterna. Uma criança tem uma mente infantil, um velho tem uma mente antiga; mas uma criança ou um homem velho têm a mesma consciência, que não é infantil nem velha.” Osho


A mente se move no tempo e a consciência vive na atemporalidade. Mas nós somos identificados com a mente. Por causa dessa identificação com a mente, sentimos falta daquilo que realmente somos.


E para praticar a atenção plena e liberar o estresse, é simplesmente sentar em silêncio, testemunhando os pensamentos passando diante de você. Apenas testemunhando, sem interferir, nem mesmo julgar, porque no momento em que você julgar, você perdeu a testemunha pura. No momento em que você diz "isso é bom, isso é ruim", você já pulou para o processo de pensamento.


À medida que você se torna cada vez mais profundamente enraizado no testemunho, os pensamentos começam a desaparecer. Você é, mas a mente está totalmente vazia.

Ao dedicar total atenção ao que estamos fazendo no momento, podemos aliviar o sofrimento, o estresse, o medo, a ansiedade e até mesmo encontrar insights para transformar e curar qualquer situação.


Só quando estamos presentes a cada momento vivido é que podemos projetar intenções para nossa vida, perceber a relação entre nós e os fenômenos e assim poder responder de maneira benéfica e construtiva à vida.



Segue um pequeno exercício para praticar a atenção plena:

Reserve 30 segundos para cada um dos seguintes passos. Faça isso 3 vezes ao dia.
1- Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estomago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta a posição original quando expiramos.
2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modificá-las, apenas tome consciência da sua sensação.
3- Tome nota das sensações que você esteja experienciando, por exemplo: “Estou agitado” ou “Há agitação”. Não tente modificá-la, aceite-a.
4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você está as experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.
0 visualização
Terapeuta| Coach| Constelação Familiar
  • Facebook

© 2017 Instituto Reluzir | Irinéia Meira - Coach Terapeuta - Create by Rafael Galvão